Simulação dos Reservatórios

Extração de petróleo e gás é uma atividade complexa que demanda grandes investimentos e para  evitar desperdícios de tempo ou recursos, são aplicados testes prévios, baseados em análises matemáticas, utilizando softwares de última geração, que constatam a viabilidade e o sucesso da operação a ser realizada. Para tanto, é preciso implementar as etapas de modelagem e simulação.

A ferramenta utilizada para previsão do comportamento de reservatórios de petróleo e gás é uma simulação feita por modelagem matemática que incorpora dados de diversas disciplinas relacionadas às atividades de exploração e produção de uma acumulação de hidrocarbonetos. Estas informações  incluem dados de geologia, geofísica, propriedades de rocha e fluido, localização dos poços, métodos de elevação e condições de operação das instalações de produção.

 A simulação permite estudar e avaliar  o desempenho de um reservatório ao longo do tempo sob os mais variados cenários e situações a um baixo custo. As  simulações usuais são:

  • Avaliação da viabilidade econômica e rentabilidade de um projeto para desenvolvimento de uma acumulação de hidrocarboneto;
  • Otimização da localização e quantidade de poços para produção de um campo;
  • Cálculo do potencial de produção do campo e do seu comportamento ao longo dos anos;
  • Seleção do melhor método de recuperação secundária e avaliação de sua necessidade;
  • Estudo da sensibilidade dos resultados obtidos aos parâmetros de entrada do modelo;
  • Cálculo do fator de recuperação;
  • Estimativa de recursos e reservas.

 

Simulação de reservatório do Campo de Atlanta - modelo de fluxo 3D

Última atualização em 2015-04-20T11:46:19

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos