Segurança

Para a QGEP, a segurança de seus colaboradores, empresas contratadas, clientes, comunidades adjacentes e da sociedade é princípio básico para obter sucesso em suas atividades. A melhor forma de garantir segurança é a prevenção. Os investimentos em treinamentos e conscientização realizados pela QGEP são fundamentais para a garantia de operações padronizadas e seguras.

A QGEP possui uma estrutura de gerenciamento de emergências baseada no Incident Command System (ICS). O ICS permite a integração de diferentes instalações, equipamentos, pessoal, procedimentos e sistemas de comunicação dentro de uma estrutura organizacional comum, desenvolvida para permitir um gerenciamento eficaz e eficiente. O sistema é utilizado para organizar operações de curto e longo prazos, para uma ampla variação de tipos de emergência, relacionados a incidentes simples ou complexos, sejam de origem natural ou artificial.

Para difusão dos valores ambientais e de segurança nas frentes de trabalho, foram elaborados procedimentos específicos a serem seguidos, descritos no Manual de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - documento que permite fácil acesso aos padrões da empresa. Periodicamente, são realizadas vistorias e auditorias de SMS nas atividades da QGEP, visando a melhoria contínua dos processos, bem como a prevenção de acidentes.  A empresa incentiva suas contratadas a preencherem os cartões de observação de segurança, com o objetivo de identificar e corrigir desvios que poderiam vir a causar acidentes. Outras ferramentas de prevenção também são frequentemente utilizadas, como permissão de trabalho, análise preliminar de tarefas, diálogos diários de SMS e reuniões de segurança.

Antes do início das operações das unidades de perfuração e produção, é necessária a aprovação da Documentação de Segurança Operacional (DSO) junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A DSO é composta de documentos e procedimentos que definem a forma como a QGEP assegura o gerenciamento da segurança de suas instalações. A ANP pode realizar auditorias nas unidades para verificar a conformidade da DSO com seus Regulamentos Técnicos de Segurança e com as melhores práticas da indústria.

A força de trabalho dos colaboradores é o vetor responsável pelo crescimento e pelo desenvolvimento dos negócios de uma empresa. A QGEP investe na manutenção das suas instalações para que estejam em condições adequadas de organização, conforto e higiene, de forma a preservar o bem-estar e a saúde do trabalhador.

O Plano de atendimento ambulatorial com remoções emergenciais para centros especializados é um exemplo de prática que garante o pronto atendimento aos colaboradores embarcados. Para realização de atendimentos emergenciais, a QGEP conta com equipes altamente especializadas e treinadas além de equipamentos próprios para as mais diversas situações, incluindo mobilidade via ambulância ou helicóptero.

Outras iniciativas incluem o Projeto de Educação Ambiental do Trabalhador (PEAT) e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), evento dedicado ao bem-estar dos colaboradores da matriz, promovido anualmente desde a constituição da empresa. Já o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) tem como objetivo cuidar de saúde, ergonomia e manutenção de um ambiente saudável no escritório e sites operacionais.

Última atualização em 2015-02-12T11:49:23

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos