Projetos

Atendendo às exigências da Lei 9.478 de 06 de agosto de 1997, a QGEP destinou parte dos recursos de participação especial para Pesquisa e Desenvolvimento de projeto ambiental pioneiro na região sul da Bahia. A parceria firmada com a Fundação Coppe/UFRJ incluiu estudos de caracterização e monitoramento dos ecossistemas da área costeira de Una, Canavieiras e Belmonte (BA). Processo precursor na região, a modelagem ambiental realizada incluiu análise da influência das mudanças climáticas, a partir de cenários previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Os dados foram coletados com a participação ativa das comunidades locais e os resultados obtidos incluem dados importantes para a elaboração de projetos locais.

O Projeto JAPI, iniciado em realizado no período de 2011 a 2014, traz resultados importantes para a gestão ambiental de todas as instituições que atuam ou atuarão na região. Além de ser também um modelo de cooperação produtiva, que reúne a iniciativa privada e instituições de pesquisa, para a futura realização de novas pesquisas científicas e tecnológicas. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.    

A QGEP participou, ainda, do projeto conjunto de proteção e limpeza de costa (PPLC), promovido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre o IBP e o IBAMA. Este projeto teve como objetivo visa a criar um banco de dados georreferenciado de toda a costa brasileira, que e os dados obtidos incluem informações tais como características físicas e sócio-ambientais da costa brasileira, acessibilidade,  entre outras, promovido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre o IBP e o IBAMA. Os dados servirão de base para o planejamento e gestão dos planos específicos de proteção e limpeza da costa em casos de incidentes que envolvam derramamento de óleo no mar, além de poderem ser utilizados como ferramenta para o Plano Nacional de Contingência (PNC). A QGEP participou também das fases seguintes do Projeto, que resultaram no mapeamento das ilhas costeiras, e na identificação de espécies vulneráveis que devem ser prioritariamente protegidas em situações de derramamento de óleo (Projeto de Proteção a Fauna). Clique aqui e conheça mais sobre estes projetos. 

 

Última atualização em 2016-07-25T15:18:24

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos