Gestão de Riscos

A Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. está comprometida com a preservação do meio ambiente em todas as atividades que desenvolve, agindo de forma socialmente responsável, com prioridade para a segurança de seus colaboradores e de suas operações.  Para tanto, a Companhia identifica, avalia e gerencia potenciais riscos ambientais, e busca o comprometimento de todos os envolvidos por meio de treinamentos para conscientizar e capacitar os trabalhadores.

A avaliação tem início com a matriz de impactos, elaborada nos estudos ambientais necessários para o licenciamento ambiental, conforme determinação da Coordenação Geral de Petróleo e Gás do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (CGPEG/IBAMA). O objetivo é identificar e avaliar os impactos associados ao planejamento, instalação, operação e desativação do empreendimento, considerando os impactos efetivos e os potenciais (decorrentes de incidentes, acidentes e situações anormais), subsidiar a elaboração e dimensionamento de medidas mitigadoras e compensatórias, proporcionando uma análise crítica ambiental do empreendimento. 

A QGEP utiliza metodologias reconhecidas na indústria para gerenciamento de riscos, tais como Análise Preliminar de Riscos (APR), Hazard Identification (Hazid), Hazard Operability Study (Hazop) e Análise Quantitativa de Riscos (AQR), que permitem o monitoramento e gerenciamento eficaz dos riscos em suas atividades. Adicionalmente, são realizadas auditorias periódicas nas companhias prestadoras de serviços, para garantir estreito alinhamento com as diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da QGEP.

Como operadora, a QGEP estabelece um relacionamento estreito com as comunidades das áreas de influência de suas atividades, desenvolvendo canais de comunicação diretos, respeitando a cultura local, os valores e os conhecimentos locais tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A obrigação legal de elaborar estudos de impacto ambiental e implementar medidas de mitigação ou compensação por potenciais impactos na biodiversidade local é realizada de maneira diligente, privilegiando projetos positivos para as comunidades.

Para alcançar a excelência nas questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, a QGEP estabeleceu um Sistema de Gestão Integrado (SGI) com base em normas nacionais e internacionais, além das melhores práticas da indústria.

Última atualização em 2015-02-12T11:12:26

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos