Programa Educativo Guerra e Paz

O Projeto Portinari abre, para o grande público, as portas do Ateliê de Restauro dos dois últimos murais de Cândido Portinari, Guerra e Paz. Realizados entre 1952 e 1956, os painéis monumentais foram doados pelo Brasil à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York há mais de 50 anos.

O Projeto Portinari sempre sonhou em permitir o acesso a esses dois painéis, expostos em local nobre, porém restrito aos delegados das Nações, na sede da Organização. O planejamento de uma grande reforma no edifício da ONU entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor, então, esses painéis no Brasil e no exterior.

Durante os quatro meses de exposição, o Ateliê Aberto de Restauro receberá estudantes, especialistas e visitantes interessados em conhecer e explorar os detalhes das pinturas de Portinari e das técnicas de restauro. No espaço educativo, os estudantes são convidados a desenvolver atividades direcionadas a uma cultura de paz, a partir do conhecimento da vida, obra e pensamento de Portinari.

O Projeto Portinari é apoiado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, que já desenvolve, na Bahia, um trabalho focado na educação ambiental infantil, a partir da obra do famoso pintor brasileiro - o Portinari para Todos.

O Ateliê de Restauro está aberto à visitação pública de 01 de fevereiro a 20 de maio de 2011.
Local: Palácio Gustavo Capanema
Rua Imprensa, 16 - Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Dias e horários de visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h


Atualizado em 2014-01-08T16:07:40

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos