QGEP anuncia nova descoberta de petróleo no pré-sal

A Queiroz Galvão Exploração e Produção comprovou a ocorrência de uma nova acumulação de óleo de boa qualidade no Bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos. Deste consórcio, a QGEP participa com 10% sendo parceira da Petrobras (66%), Operador do bloco, Petrogal Brasil (14%) e Barra Energia (10%).

A descoberta ocorreu durante a perfuração de Carcará, o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação de Descoberta de Bem-te-vi, a 232 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. O resultado foi comprovado por amostragem de petróleo de 31º API em reservatórios situados a 5.750 metros de profundidade. Carcará está a 20 quilômetros do pioneiro descobridor, Bem-te-vi, que está localizado numa lâmina d’ água de 2.027 metros.

Como as atividades exploratórias ainda não estão concluídas, o consórcio continua a perfuração do poço para determinar o limite inferior do reservatório e identificar outras zonas de interesse. Sendo assim, será dado prosseguimento às atividades e investimentos necessários para a continuidade do Plano de Avaliação de Descoberta do Bem-te-vi, já aprovado pela ANP.

"A presença de óleo de alta qualidade no prospecto Carcará, durante a perfuração de sedimentos do pré-sal, reafirma o potencial exploratório do Bloco BM-S-8", declara Lincoln Guardado, diretor de Exploração.

O petróleo leve, quando refinado, possibilita a produção de volumes maiores de gasolina, GLP, diesel e querosene, derivados mais valorizados.


Atualizado em 2014-01-07T20:00:00

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos