Portinari Para Todos

Patrocinado pela QGEP; com interface inovadora e conteúdo totalmente acessível ao público, novo Portal possui todas as obras de Candido Portinari.

Democratizar a obra de Candido Portinari. Esta é a principal proposta do novo Portal do Projeto Portinari, que está no ar a partir de hoje, dia 21 de fevereiro (www.portinari.org.br). Fruto de mais de 30 anos de pesquisa e uma catalogação minuciosa sobre a obra do pintor, sua vida e época, o Portal Portinari agrega a este complexo conteúdo, totalmente disponível na web, uma interface inovadora, que explora as tecnologias disponíveis para propor uma navegabilidade mais acessível e lúdica para o grande público.

De acordo com o Professor João Candido Portinari, Fundador e Diretor Geraldo Projeto Portinari, mais de 95% das obras de Portinari estão inacessíveis a vista pública, pois pertencem a coleções privadas. "Sempre sonhei em disponibilizar as obras ao maior número possível de pessoas". A obra de Portinari carrega mensagens éticas e de valores humanos em prol da paz, retrata a vida, alma e o povo brasileiro. No início, há 33 anos, não havia tecnologia para isso. Hoje, novas ferramentas nos permitem colocar esse conteúdo no colo das pessoas. Batizamos esse ideal de ‘Portinari para todos’.

"No novo Portal, os usuários-crianças, jovens, estudantes, professores, pesquisadores, curiosos ou simplesmente amantes da arte poderão navegar brincando", afirmou o Professor João Candido. O novo Portal acessa diretamente todo o acervo do Projeto Portinari, uma complexa base de dados com cerca de 30 mil itens relacionados, entre obras, cartas, fotografias, periódicos, depoimentos, que se referem não só a Portinari como também a seus contemporâneos Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Luís Carlos Prestes, Afonso Arinos, entre outros.

Empresa mantenedora do Projeto Portinari, a Queiroz Galvão Exploração e Produção se sente honrada por participar como patrocinadora do desenvolvimento do Portal. Segundo Lincoln Rumenos Guardado, CEO da QGEP, a educação é uma das linhas de priorização dentro da companhia. "É com muito orgulho que participamos do processo de criação deste Portal, que leva as obras de Portinari a um público ainda maior. Este site é um projeto inovador e pioneiro, que amplia o acesso dos jovens à cultura e à educação. Não tínhamos como não participar desta iniciativa, uma vez que a disseminação da educação é um dos nossos principais objetivos", disse.


Atualizado em 2014-01-08T13:20:53

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos