QGEP leva exposição para norte fluminense

A Queiroz Galvão Exploração e Produção retoma, em parceria com o Projeto Portinari, a itinerância da exposição "Portinari: Arte e Meio Ambiente". Dessa vez, o conjunto de obras do pintor brasileiro que aborda a temática de meio ambiente está exposta, até 17 de maio, na cidade de Bom Jesus de Itabapoana, no norte fluminense.

A abertura da exposição sediada em um prédio tombado, no centro da cidade, ocorreu no dia 10 (sexta-feira) e teve a presença de estudantes de escolas municipais. Na Praça Governador Portela, em frente ao espaço, também foram iniciadas as oficinas de artes aplicadas por monitores voluntários.

O projeto engloba muito mais que uma exposição, uma vez que moradores de Bom Jesus são capacitados para monitorar as atividades de crianças. Além disso, professores das escolas municipais também recebem treinamento para usar a arte como ferramenta de educação. O foco é sempre na abordagem de temas relacionados ao meio ambiente.

Segundo uma das representantes da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mirley Areias, a iniciativa da Queiroz Galvão chega em bom momento. "A presença da exposição e a capacitação dos professores estão alinhadas com a temática do primeiro semestre de 2013 e nos ajudam a trabalhar os conceitos de meio ambiente com alunos de 33 escolas municipais, na faixa de 6 a 14 anos."

A QGEP é patrocinadora do Projeto Portinari desde 2011, período em que foi iniciada a itinerância de "Arte e Meio Ambiente" no sul da Bahia. Em 2012, a exposição foi levada para a Rio+20, permanecendo no Rio de Janeiro até dezembro. Este ano, o projeto ainda será levado para outras cidades como Maricá, Recife, São Francisco de Itabapoana e Arraial do Cabo.

Para essa exposição, foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas e o homem brasileiro para compor a exposição que, além de mostrar o trabalho do artista, pretende emocionar e envolver os visitantes, causando comoção e mobilização por meio da arte.


Atualizado em 2014-01-08T13:17:02

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos