Projeto Portinari inaugura em Recife

Recife recebeu um presente em homenagem aos 60 anos do Grupo Queiroz Galvão: a exposição "Arte e Meio Ambiente" do Projeto Portinari foi inaugurado no Espaço Ciência (Complexo Salgadinho) na última sexta-feira, dia 14 de junho.

A exposição, aberta ao público, ficará no espaço até janeiro de 2014 e deve receber mais de 50 mil visitantes. Concomitante à exposição, os visitantes poderão participar das oficinas de artes oferecidas por monitores do Projeto Portinari.

O conjunto de obras do pintor brasileiro Candido Portinari retrata paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas e o homem brasileiro. Além de mostrar o trabalho do artista, a mostra pretende emocionar e envolver os visitantes, causando comoção e mobilização por meio da arte.

Presente na inauguração, o diretor-presidente da QGEP, Lincoln Rumenos Guardado, acredita que levar a exposição para o complexo é um ganho para todos. "A cidade de Recife foi o berço da Queiroz Galvão e nada mais gratificante para nós que trazermos um projeto educativo, uma vez que a educação é uma das linhas de priorização dentro da empresa".

Para o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, receber a mostra no espaço é gratificante, uma vez que arte e ciência são dois aspectos de uma mesma cultura e o Complexo Salgadinho trabalha com essa diretriz. "O público visitante terá a oportunidade de refletir sobre a questão ambiental por meio de Portinari." O professor ainda elogia a iniciativa da Queiroz Galvão que "dá um exemplo de como as empresas podem contribuir com os programas de educação e divulgação científica."

Do evento de inauguração, participaram representantes de três diferentes empresas Queiroz Galvão - Construtora, Desenvolvimento Imobiliário e Exploração e Produção, além de membros da comunidade acadêmica local e integrantes das secretarias municipais.

A QGEP é patrocinadora do Projeto Portinari desde 2011, período em que foi iniciada a itinerância de "Arte e Meio Ambiente" no sul da Bahia. Em 2012, a exposição foi levada para a Rio+20, permanecendo no Rio de Janeiro até dezembro. Este ano, o projeto já passou pelas cidades de Bom Jesus de Itabapoana e Maricá e ainda será levado para outras para São Francisco de Itabapoana e Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro.


Atualizado em 2014-01-07T20:00:00

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos