QGEP participa do Projeto Conjunto de Proteção e Limpeza de Costa

A Queiroz Galvão Exploração e Produção é uma das petroleiras a compor a iniciativa do trabalho conjunto para contratação de uma consultoria para mapear toda a costa brasileira. O levantamento, realizado entre os extremos do país - Oiapoque (AP) a Santa Vitória do Palmar (RS), foi encomendado por 14 empresas de petróleo coordenadas pelo IBP, em uma iniciativa pioneira.

O mapeamento da costa inclui informações como características físicas e sócio-ambientais (ex: inclinação da praia, tipo de ecossistema, índice de sensibilidade do litoral, etc), informações sobre acessibilidade, entre outras. Os dados servirão de base para a elaboração de planos de proteção e limpeza da costa em casos de vazamento, o que é um dos ítens exigidos pelo IBAMA nos planos de emergência individual (PEIs), além de poderem ser utilizados como ferramenta para o Plano Nacional de Contingência (PNC).

Durante um ano, a empresa de consultoria contratada percorreu toda a costa brasileira para coletar as informações necessárias para consolidar o estudo. A fase II do Projeto está em fase de planejamento, com início previsto para o primeiro semestre de 2014.


Atualizado em 2014-01-07T16:59:34

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos