Fato Relevante - Identificada a presença de óleo no poço Biguá

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2011 - A QGEP Participações S.A. (“QGEP”) (Bovespa: QGEP3) comunica ao mercado o resultado do poço Biguá (4-BRSA-946C-SPS), localizado no Bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. Este poço que situa-se a cerca de 270 km da costa, em lâmina d‘água de aproximadamente 2.180 metros, indicou a presença de óleo de boa qualidade, de 25 ºAPI em reservatórios a cerca de 5.380 metros de profundidade.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%), formado ainda pela Petrogal Brasil (14%) e pela Shell Brasil Petroleo Ltda (20%), cuja participação foi adquirida pelas companhias Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%), estando a transferência dos direitos de concessão sujeita à aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O poço está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Bem-Te-Vi (1-BRSA-532A-SPS), distante 21 km do pioneiro descobridor. Novos estudos a serem conduzidos a partir dos dados obtidos nesse poço permitirão avaliar melhor a extensão desta descoberta. Não estão previstos testes de formação em Biguá.

A expectativa do Operador é que a perfuração de um terceiro prospecto na área, denominado Carcará, seja iniciada até o final deste ano. Além disso, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme Plano de Avaliação aprovado pela ANP, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2012.

“A presença de hidrocarbonetos reforça a existência de um sistema petrolífero atuante no pré-sal da área e a continuidade das atividades exploratórias ratifica a confiança do consórcio no potencial do Bloco BM-S-8” declara José Augusto Fernandes, CEO.


Atualizado em 2013-12-11T14:47:21

Downloads



Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos